sexta-feira, 1 de abril de 2011

Simplificando a dieta, mais uma vez

Tem gente que prefere dieta com cara de regime (parece que faz mais efeito), e tem gente que não quer fuçar até minha primeira postagem pra ler todo o blog para saber todos os porquês e tal. Para estas pessoas, tentei resumir, falar só o principal, tentando sempre ser clara.

As regras básicas são:
- Comer a cada 3h (com tolerância de 1h para mais ou para menos) e não pular NENHUMA refeição
- Ao acordar é importante tomar no mímimo um copo bem cheio d'água, em jejum, e tomar o café da manhã em seguida
- Todos os alimentos devem ser ricos em fibras e/ou proteínas
- Evitar alimentos com farinha de trigo ou qualquer outro alimento rico em amido ou açúcar, A MENOS que seja muito rico em fibras (por exemplo, aveia) e/ou proteínas (por exemplo, feijões e outras leguminosas)
- Nenhum alimento é proibido, afinal a dieta é para o resto da vida, MAS os alimentos ricos em amido e/ou açúcar devem ser consumidos em porções mínimas (exagerando, só o que couber na sua boca em uma única mordida) e não devem ser comidos junto das principais refeições (almoço e jantar).
- É permitido quebrar a dieta esporadicamente, lembrando que toda vez que quebrar a dieta vc poderá recuperar alguns gramas. Reserve essa opção para festas e refeições muito especiais. Assim que continuar a dieta, continuará perdendo peso.
- Se vc adora comer algum dos alimentos que devem ser evitados, escolha a opção que melhor combina com vc: comer uma quantidade mínima todos os dias; comer uma quantidade moderada 1x por semana; comer até explodir 2x ao ano; nunca mais comer esse alimento. Por ex: se vc adora chocolate, pode optar comer um pedacinho por dia todos os dias, 1 barra de chocolate pequena 1 x na semana, ou todo o chocolate que conseguir comer num dia 2x ao ano, ou nunca comer chocolate.

Na prática:

Café da manhã e todos os lanches - escolha entre esses alimentos:
Frutas frescas ou desidratadas, queijos, iogurtes, embutidos (presunto, linguiça, salame, etc), ovo, frutos secos (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, pinoles, etc), granola ou outro cereal 100% integral, leite (no máximo 200ml), café, suco, chá.

Almoço e jantar (também serve para lanche, se quiser):
Metade do prato deve ser de alimentos protéicos, a outra metade de alimentos fibrosos e/ou protéico-fibrosos. O tamanho da porção será por volta de 0,3% do seu peso corporal atual. Por ex, hoje eu peso 60,9kg, então eu devo comer por volta de 180g de comida (não se estresse se comer 20g a mais ou 20g a menos, isso é apenas uma referência).
Protéicos: qualquer tipo de carne, ovos, queijos, embutidos.
Fibrosos: qualquer hortaliça crua ou cozida (folhas de todo tipo, tomate, pimentão, cenoura, chuchu, pepino, abobrinha, abóbora, quiabo, rabanete, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, etc) ou fruta.
Protéico-fibrosos: leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, vagem, grão-de-bico, amendoim, etc) e frutos secos.

Um comentário:

  1. Cheguei ao seu blog pelo e-family net, li o resumo acima e confesso que fiquei assustada! Nossa, quase nada de carboidrato! Não conseguiria mantê-la como forma de reeducação alimentar... Mas estou pensando seriamente em experimentar para perder os quilinhos extras da gravidez que insistem em continuar em torno da minha barriga e quadris :) Ah, e tenho que te repassar uma informação dada pela minha nutricionista (com quem não me consulto há 8 meses rsrsrs): cereais íntegros (grão inteiro, como granola) prejudicam a absorção do cálcio. Bj e muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir