sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que vc busca na comida?

O que vc busca na comida? Prazer ou nutrição? Ambos, quem sabe?
Se busca prazer, pense bem: é isso mesmo que vc sente quando come demais? Não sente culpa? É possível aumentar esse prazer: coma o que gosta, aprecie intensamente, coma pouco e pronto! Degustou o que queria, e ainda sentiu o gostinho de ter o controle sobre o seu corpo. Impulso? Compulsão? Isso não dá prazer, só dá culpa e acumula gordura. Prazer é estar com vontade de comer algo e poder comer sem culpa, e para não ter culpa precisa ter controle. Esse controle não nasce tanto da sua vontade, mas sim da sua programação. A sua vontade pode mudar por causa de um impulso, mas a programação é um compromisso com vc mesmo. Planeje-se.
Aprecie sua pequena refeição, torne-a perfeita em todos os sentidos. Prepare uma mesa bonita com flores e velas, tome um banho, coloque uma roupa bonita, arrume o cabelo, coloque uma música gostosa, faça um ritual para esse momento sagrado. E por mais que tenha vontade de avançar na comida e engolir inteiro cada pedaço, não faça isso, espere, conte até dez. Já que busca prazer na comida, faça dela um orgasmo, e prolongue o máximo que conseguir as preliminares. Cheire, olhe, mastigue vagarosamente, absorva o sabor respirando profundamente e apreciando todo o clima em volta que vc mesmo criou. Fazendo isso, além de exercitar o seu auto-controle e fazer da sua refeição um momento realmente especial, vc ainda está dando tempo ao cérebro para que ele receba a mensagem de que vc já está se alimentando.
Ame seus alimentos.
Por outro lado, se vc busca apenas nutrição, então não precisa correr atrás de guloseimas, certo? Escolha alimentos saudáveis e não terá grandes problemas com peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário