domingo, 13 de março de 2011

Mentiras e verdades sobre emagrecimento

Para emagrecer é necessário comer pouco
Verdade. Isso é inquestionável.

Comer pouco emagrece
Depende. Como falei acima, para emagrecer é necessário comer pouco, mas comer pouco só emagrece se você se sentir saciado e comer com frequência, caso contrário poderá ter compulsões e empacar o metabolismo.

Quando sentimos fome, significa que estamos emagrecendo
Mentira. Sentimos fome quando o estômago está vazio e começamos a acumular um hormônio chamado grelina. Neste momento nosso metabolismo fica mais lento e começamos a perder massa magra. Precisamos comer para reativar o metabolismo e poupar o gasto de massa magra.

Refrigerante diet engorda
Mentira. O refrigerante em si causa retenção de líquido, deixando você inchado e pesado, mas não é armazenado como gordura. Por outro lado, tomado em grande quantidade, aumenta o tamanho do estômago, criando um ambiente propício para grandes quantidades de comida.

Refrigerante normal engorda
Verdade, se for tomado em excesso, como qualquer alimento. Em pequena quantidade causará apenas retenção de líquido.

É possível emagrecer depressa
Verdade, mas para isso é necessário sacrificar a saúde, e ainda corre o risco de recuperar o peso que perdeu, pois o corpo ficará num estado de alerta para armazenar gordura assim que puder.

O único jeito de emagrecer é comendo menos calorias do que se gasta
Mentira. Calorias são apenas uma da variáveis do emagrecimento. Com a minha dieta você não precisa necessariamente se preocupar com calorias, porque estará se alimentando com coisas que nutrem em vez de engordar.

Carboidratos são proibidos para quem quer emagrecer
Mentira. O problema não está nos carboidratos. O problema está na falta de nutrientes em certos alimentos ricos em carboidratos. Se você come um alimento rico em nutrientes e que também fornece carboidratos, beleza. Frutas, verduras e cereais integrais também são fontes de carboidrato, mas ainda oferecem tantos outros nutrientes (fibras, vitaminas, minerais) essenciais para o bom funcionamento do organismo. O emagrecimento é consequência de um bom funcionamento da máquina humana, e para isso é necessário fornecer o que ela precisa, e carboidratos (combustível) na medida em que são gastos (e não a mais). Quanto menos você gasta, menos você precisa. Se você tem gordura no corpo e quer se livrar dela, precisa gastá-la, e isso só irá ocorrer se houver falta de outra fonte de combustível.
Engordamos com a idade
Verdade. Com o passar dos anos nossa musculatura começa a atrofiar, e com isso nosso metabolismo fica mais lento, portanto é necessário comer menos conforme ficamos mais velhos, a menos que a prática de exercícios seja intensa.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá...qual sua posição em relação ao arroz?
    Eu gosto muito de arroz ,oq faço?
    heloisadiniz66@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefira o arroz integral e modere na quantidade. Arroz integral causa mais saciedade, ele larga o açucar aos poucos conforme o corpo necessita, por isso causa saciedade.

      Excluir
  3. Olá, Helô,
    Eu não como arroz no dia-a-dia.
    O arroz é rico em amido (um tipo de açúcar), e portanto deve ser evitado para que você possa emagrecer.
    O que você pode fazer é substituir por arroz integral e comer em quantidade bem pequena. Observe, então, se está conseguindo emagrecer. Comer arroz oferece duas desvantagens: você está ocupando seu prato com um alimento energético enquanto poderia estar comendo algo mais nutritivo, e depois sentirá fome, pois o amido será transformado em glicose e aumentará o seu nível de insulina. Comendo arroz integral essa desvantagem diminui um pouco.

    ResponderExcluir