quinta-feira, 24 de março de 2011

Como fazer o intestino funcionar

Prisão de ventre é um problema muito comum, mas nem sempre levado a sério.

Além dos sintomas óbvios, ocorrem outros problemas que não são percebidos. A prisão de ventre prejudica a absorção adequada dos nutrientes e a fabricação da serotonina. Está se sentindo desanimado, triste, sem auto-estima? Se falta serotonina, todo um sistema importante fica desequilibrado.

As paredes dos intestinos, estimuladas pela fricção das fibras alimentares, secretam a serotonina.

Para saber se você tem prisão de ventre, basta ver a consistência das fezes, que nunca devem ser duras.


Você já deve estar cansado de saber que precisa comer fibras e beber muita água para que o intestino funcione, não é mesmo? Mas algumas vezes isso não basta.


É necessário um ritual. Experimente as dicas que abaixo.


  • Beba um copo d'água cheio antes do café da manhã, de preferência em temperatura ambiente, ou até morna (se vc conseguir)
  • Tome seu café da manhã normalmente
  • Agora vem o grande macete: momento de relaxamento. Por pelo menos 20 a 30 minutos após o café da manhã não faça nada que deixe você tenso ou que exija esforço físico. Nesse momento, o ideal é sentar-se e ler alguma coisa. Até o simples ato de falar pode atrapalhar. Esse é um ótimo momento para ler os e-mails ou fazer algo parecido. Talvez por isso muita gente goste de deixar jornais e revistas no banheiro. Durante esse momento relaxante você poderá sentir que seu corpo está favorável a ir ao banheiro e conseguir, sem esforço, fazer algo tão vital: evacuar.
Talvez você prefira fazer esse ritual em outro horário, mas sempre deverá ser após as refeições, pois ao iniciarmos nossa refeição ativamos automaticamente todo o sistema digestivo, incluindo o trânsito intestinal.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, você escreve muito bem e tem sempre dicas interessantes!!
    Eu faço exatamente esse ritual, quando tomo café da manhã e tenho que fazer algo imediatamente, meu intestino nunca funciona!
    beijo!
    Diana

    ResponderExcluir
  2. meu imc e de 36.2 e muito alto pra mim tenho 43 anos tenho tiroede oque eu fasso pra emagrecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olhosdegata, primeiramente vc precisa tratar seu problema de tireóide, portanto, consulte um endocrinologista. É impossível emagrecer de forma saudável ser vc não está saudável. Abraço!

      Excluir