domingo, 20 de fevereiro de 2011

Efeito platô, nem pense nisso

Na minha opinião, efeito platô é uma coisa psicológica. Dizem que ele existe, mas eu acho que se trata apenas de uma falta de persistência.
Já me aconteceu de passar uma semana inteira sem mudar 1g na balança, e até me questionar se estaria mesmo sendo assombrada pelo fantasma da estabilidade. Ao insistir, mantendo firme a dieta, após alguns dias o peso voltava a cair.
O que aconteceu, isto eu admito, aceito, e até já esperava, foi uma queda no ritmo de emagrecimento. Se antes eu perdia 2kg por mês, agora perco 1,5kg, como aconteceu neste último mês. Ao todo foram 4 meses de dieta até agora, 9,5 kg perdidos. Ainda estou longe do meu objetivo, sei que agora será mais lenta a evolução, mas a persistência e paciência são as únicas ferramentas que me farão chegar até o fim.
Confesso que já estou tão habituada com a minha dieta, que acredito que nunca mais o pão e o arroz farão parte da minha rotina, pois não me fazem falta. Portanto, persistir na minha dieta não exigirá muito esforço.
Acredito, sim, que quando percebemos que o peso teima em ficar estabilizado, talvez seja hora de trocar alguns alimentos. Trocar ALIMENTOS, mas não NUTRIENTES. Outra opção é fracionar mais ainda as refeições, comendo a cada duas horas. Veja o que funciona para você. O que não vale é achar que já emagreceu tudo que podia e voltar aos velhos hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário