segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Curiosidade

É muito comum que problemas com o peso se estabeleçam na adolescência, e são vários os motivos, praticamente uma conspiração.

Na adolescência existem muitas ofertas de alimentos calóricos e pouco saudáveis. Festinhas, baladinhas, passeios no shopping, cinema com os amigo, pipoca, refrigerante, fast food, e infelizmente estas ofertas coincidem com a fase do estirão, onde a fome é maior e o apetite é voraz. Soma-se a isso o estresse com os estudos e o sedentarismo da vida moderna, para não mencionar a falta de preocupação com a saúde (típica nessa idade).

Assim começa o vício pela comida e se adquirem os primeiros quilos extras. Nasce então o famoso círculo vicioso...

Cabe a nós, pais, ensinar os filhos quais são as opções saudáveis e as consequências dos exageros nas opções menos saudáveis.

2 comentários:

  1. Oii KATIA! Tudo bem?
    bom por incrível que pareça,você praticamente salvou minha mente de alguns perigos...sabe como?estava eu num forum de dietas Ana e encontrei um comentário seu com o link do blog!não sou ana nem mia,mas ja tentei ser...há exatamente 1 ano atrás sai dos meus 61 kg e cheguei aos 50,variando entre 50 e 53 kg. Foi um momento complicado,tinha dias que sentia muita 'dor de fome' e as vezes acordava de madrugada para me alimentar pois a dor nao me deixava dormir. Consegui sair dessa lendo artigos sobre saúde,bem estar,poder interior..e melhorei. Só que não estava curada,voltaram os problemas pessoais e compensei com comida e o pesadelo retornou! Voltei aos 62 kg. Que conselhos você daria à uma adolescente de 17 anos que desde pequena sofreu com compulsão alimentar e hoje em dia não tem prazer na vida,não faz nada e nem sabe o que quer? é assim que me sinto seguidamente. e a pressão dos meus pais só aumenta o sofrimento. bom espero que me ajude,amei seu blog e espero vencer o efeito sanfona! mil beijos *Dany

    ResponderExcluir
  2. Oi, DanyRodrigues,
    Gostaria de conversar melhor com vc. Se vc quiser entrar em contato, meu e-mail é katia.franke@hotmail.com.

    Tenho alguns conselhos pra vc, sim. Vc é muito jovem, poderia estar aproveitando o tempo com as coisas boas que essa fase lhe oferece.

    Acho que o mais importante é vc mudar a sua visão sobre as coisas e sobre a comida, e procurar sempre o equilíbrio, pois a vida sem equilíbrio cria um círculo vicioso de problemas. Pra começar mentalize constantemente todas as coisas boas ao seu redor. Esse exercício faz com que vc se sinta melhor, e pouco a pouco sua auto-estima se fortalece. Não faça da comida um psicólogo. Procure alguém para desabafar seus problemas. Existem muitas pessoas dispostas a te ouvir. Eu sou uma delas. Acredite: ser feliz é apenas um jeito de ver as coisas. Me escreva. Um beijo.

    ResponderExcluir