quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Carboidratos, sim ou não?

Vocês já devem ter visto por aí muitos nutricionistas falando que não se deve cortar nenhum nutriente da dieta, e que é um erro cortar carboidratos, e blá blá blá. Chegam a dizer até que não é possível emagrecer cortando carboidratos, e fazem várias críticas negativas à dieta de Atkins, uma pena...

Sinto como se eu estivesse sugerindo uma insensatez ao aconselhar as pessoas a diminuírem e até cortarem alguns carboidratos da dieta. Portanto, vamos revisar alguns pontos.

Função dos carboidratos: combustível. São transformados em glicose e utilizados como energia. O excesso é armazenado em forma de gordura. Agora, responda sem demora: o que vc considera excesso? Pense, mas isso é pra depois...

Cortar arroz, massas, pão e batata não significa viver sem carboidratos. Eu como frutas, verduras, legumes, cereais integrais (granola), alimentos estes que também contém carboidratos, também dão energia, mas são muito mais ricos em fibras.

E cá entre nós: uma pessoa obesa e/ou uma pessoa sedentária precisa mesmo de tanta energia? Para fazer o que mesmo? Ah, pra levantar a colher? Para abrir o pacote de bolacha? Para trocar o canal da TV? Ah, me poupem... Alimentos ricos em amido, a menos que sejam muito ricos em fibra, devem, sim, sumir da dieta de uma pessoa que quer perder peso.

Café da manhã de uma gordinha frustrada: café com leite e pão francês com manteiga. Revoltada por não emagrecer, ela passa a comer meio pão (com vontade de comer um inteiro ou até mesmo dois), usa leite desnatado e adoçante no café. Passa o resto do dia reclamando que está com fome e que o café estava ruim. Fica, além de frustrada, infeliz, pois sua primeira refeição do dia é um fracasso. E o mais incrível: essa pessoa não entende como passa tanta fome e não emagrece! Minha senhora, cadê as fibras? Cadê as proteínas? Faça o seu café gostoso, com leite integral, açúcar (a menos que goste de adoçante). Esqueça o pão, nem compre! Adicione fibras e proteínas ao seu café da manhã. Fruta, iogurte, queijo, granola, presunto, linguiça, ovo, sei lá, veja o que gosta. Não desperdice seu tempo comendo farinha.

"Não consigo viver sem pão" é sinônimo de "não consigo emagrecer". Não mencione frases que comecem com "eu não consigo". Tudo que a gente não consegue, é porque não tentou o suficiente.

Dá pra emagrecer comendo farinha. Tudo é uma questão de quantidade. Talvez demore um pouco mais, talvez seja mais sofrido, pois farinha é um alimento que dá muita fome, já expliquei porquê. Justamente por isso, vc deve adicionar proteínas e fibras às suas refeições.

Um comentário: