domingo, 23 de janeiro de 2011

Auto-controle

O auto-controle é um poder que nem todos possuem, mas podem adquirir com algum treino e determinação.

Quando não se tem auto-controle, as refeições viram uma tortura. A "vítima" olha para a mesa e exclama: oh, não!!! bolo de chocolate! Ninguém a obriga a comer; ela simplesmente não consegue resistir, e também não consegue comer pouco. Então, a comida é vista como uma inimiga, e o prazer de comer é ofuscado pelo sentimento de culpa que aumenta a cada garfada. A refeição só termina quando o estômago não aguenta mais.

A culpa não é da comida, e nem de quem a fez tão gostosa.

Está tudo na cabeça. Você pode parar de comer QUANDO VOCÊ QUISER. Você só terá o poder do auto-controle quando ele for realmente importante pra você (quando perder peso ou manter for tão prazeiroso quanto comer).

Muitas coisas, além da boa vontade, ajudam a adquirir auto-controle. Vejamos algumas:
  • Não esperar ficar com fome
  • Comer devagar
  • Não se privar dos desejos, colocando na cabeça que: quanto menor a porção, maior a frequência com que poderá comer o que gosta

2 comentários:

  1. parabéns pela sua determinação, Katie. Sempre leio o que você posta e isso me juda bastante. gostaria se saber: quando você cmeçou a dieta e quanto pretende pesar? ah, qual é a sua altura?
    obrigada e um abraço.
    camila

    ResponderExcluir
  2. Camila, obrigada por visitar meu blog. Iniciei a dieta há 3 meses (em 20/10/2010). Pretendo chegar aos 55kg. Minha altura é 1,67m. Abraço.

    ResponderExcluir