quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Medo da balança

Subir na balança às vezes é aterrorizante, e não é a toa, pois a balança nos mente descaradamente. Duvida? Bom, na verdade depende do que vc está perguntando a ela. Se vc pergunta: balança, eu perdi peso? ela dará uma resposta geralmente verdadeira. Agora, se vc pergunta: balança, eu emagreci? aí, meu caro, ela pode dar uma resposta totalmente fora da realidade.

É possível ganhar peso e emagrecer ao mesmo tempo. Também é possível perder peso e engordar ao mesmo tempo. Outra possibilidade é emagrecer ou engordar mantendo o mesmo peso. Tudo depende da equação músculo X gordura, se vc perde um ou outro.

Vc já deve ter visto esses estranhos casos de pessoas magras e pesadas, ou "magras" com celulite, ou "gordas" que não aparentam ser gordas. É muito simples: músculos são mais densos e, portanto, menos volumosos. Se perdermos 2 cm de músculo perdemos mais peso do que se perdermos 2 cm de gordura.

Então, se vc é do tipo que se preocupa porque "faz muitos exercícios e não vê resultado na balança", experimente trocar a balança pela fita métrica. Realmente o nosso objetivo é afinar (pra não dizer encolher no sentido horizontal), e não ficar leve. De nada adianta ser uma pessoa de 40 kg usando manequim 46, não é mesmo?

Por isso, cuidado com as perdas rápidas de peso, pois vc pode estar perdendo músculos (massa magra) em vez de gordura. Dietas muito radicais, do tipo exageradamente hipocalóricas e principalmente com baixo teor de proteínas, costumam causar esse problema.

(Mas qual é o problema de perder massa magra? O importante não é emagrecer a qualquer custo?) Lembre-se que o coração também é um músculo, e um coração atrofiado não funciona como um coração normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário