quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Estresse engorda

Hormônios são produzidos por glândulas, neurotransmissores são produzidos por células, mas ambos tem praticamente a mesma função: dizer ao nosso organismo o que deve ser feito. É graças a essas substâncias que sentimos fome, sono, prazer, tristeza, raiva, medo, etc.

É fascinante ver como funcionam e como se embolam se um deles sair dos eixos.

Uma noite de sono ruim, por exemplo, pode desencadear um verdadeiro desastre químico em seu corpo. Uma briga com o marido (que pode ser culpa da noite mal dormida) deixa vc num estado de estresse e o que acontece? Aumenta o nível de cortisol (em qualquer situação de estresse). Esse hormônio faz com que armazenemos gordura para caso de necessidade. Mas se uma pessoa já é obesa, então para que o corpo armazena ainda mais gordura? Bom, o cortisol não é tão inteligente assim, ele só faz o que tem que fazer...

Estresse engorda, mas vc sabe mesmo o que é estresse? Vc acha que estresse é quando vc está conscientemente preocupado com algum problema? Vou citar alguns exemplos de estresse:
  • Sentir dor ou desconforto
  • Passar frio
  • Passar fome
  • Dormir mal
  • Brigar com alguém
  • Situação de ameaça
  • Exposição ao medo
  • Não conseguir algo desejado
Em resumo, sempre que não temos algo que precisamos, estamos em estresse, e este desencadeia outros problemas. Além de engordar, prejudica nosso sistema imunológico, e descontrola diversas outras funções, emoções, enfim, é uma bola de neve.

É melhor prevenir, e quando não for possível prevenir deve-se remediar o quanto antes. Tudo tem solução.

Sentir dor ou desconforto - procurar alívio, livrando-se do agente causador, ou medicando-se quando necessário.
Passar frio - óbvio, agasalhe-se.
Passar fome - pois é, evite ficar muito tempo sem se alimentar e certifique-se de que está se nutrindo, e não apenas comendo.
Dormir mal - se tiver insônia, procure um médico para tratamento; se for outra causa, elimine-a assim que possível. Procure repor o sono sempre que possível.
Brigar com alguém - converse, desculpe-se, perdoe, abrace.
Situação de ameaça - procure ajuda sempre que sentir que não consegue vencer a situação sozinho.
Exposição ao medo - evite se expor ou aprenda a superar seus medos.
Não conseguir algo desejado - evite criar grandes expectativas, tenha metas alcançáveis e lembre-se: preservando a saúde, o resto é lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário