sábado, 20 de novembro de 2010

O que preciso comer?

Precisamos ingerir alimentos de todos os grupos alimentícios, isso é fato. Mas a pirâmide alimentar que conhecemos não funciona, a meu ver, para quem quer emagrecer. Uma pessoa com vida sedentária não precisa de tanto carboidrato como é mostrado na pirâmide, pois os vegetais também contêm carboidratos, só que numa forma mais complexa e saudável, e em menor quantidade. Além disso, nossas fontes de carboidrato em geral são alimentos REFINADOS (farinha branca, açúcar branco), pobres em nutrientes e de rápida absorção (a fome logo volta, na verdade eles não alimentam, apenas engordam). O ideal seria eliminar os carboidratos refinados e comer apenas os integrais.

Na dieta tradicional a maior parte dos alimentos são carboidratos. Na minha dieta prevalecem as fibras e proteínas, alimentos fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e que também dão mais saciedade.

Não há nenhum alimento proibido em minha dieta, mas aqueles alimentos menos nutritivos e mais calóricos devem ser consumidos em porções mínimas. Quanto menor a porção, com mais freqüência você poderá comê-los. Você pode comer um bombom por dia todos os dias, ou uma caixa inteira de uma vez só uma vez por ano, por exemplo. É só escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário